Notícias » Prefeitura contrata renomado médico urologista para atendimentos durante o “Novembro Azul”

Em 15/11/2018 às 21h39, Fonte:

Desde o início gestão da prefeita Carmelita Ventura que a saúde oferecida a população livramentense vem avançando significativamente em relação a outros municípios do mesmo porte. Regularmente, a Secretaria de Saúde vem promovendo ações e buscando mecanismos para humanizar cada vez mais o atendimento aos munícipes.   

Durante o mês dedicado a saúde do homem não tem sido diferente, a gestão formalizou a contratação do renomado médico especialista em Urologia, Dr.Eliseu José de Melo que veio até a cidade nesta quinta-feira (15), para iniciar a primeira etapa dos atendimentos.   

Com as dependências da Unidade Básica de Saúde, Benigna Vilar de Carvalho praticamente lotada, o médico tratou de maneira bastante descontraída de temas como o câncer da próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, além de outros assuntos relacionados à saúde masculina.   

Dr. Eliseu lembrou que as mulheres estão preocupadas com sua saúde do que os homens, que na maioria das vezes, “por vergonha ou preconceito, o homem deixa de se cuidar, e por consequência, os problemas aparecem quando ele já tem uma certa idade e a situação se agrava, não sendo possível reverter a gravidade da doença”, explicou.   

Além do tabu em relação ao exame, outro aspecto relevante é o fato de que a maioria de casos é assintomática. “É diferente de outros tipos de câncer, em que aparece algo no seu corpo, algo que provoca medo e te faz ir ao médico.Em larga maioria, só há sintoma quando já está muito avançado.Cabe ao médico procurar antes que chegue a esse ponto”, afirma 

Dr. Eliseu. Ainda durante a palestra, o médico orientou sobre os sintomas de um possível câncer de próstata. Na fase inicial da doença, são comumente identificados dificuldade em urinar, diminuição do jato de urina e aumento da frequência ao banheiro. Para investigar o câncer de próstata são feitos dois exames: o de toque retal, que avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata, e o Antígeno Prostático Específico (PSD). Para confirmar uma suspeita sinalizada pelos dois testes, é feita uma biópsia, que consiste em analisar pequenos pedaços da glândula. A função da próstata é a produção de um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozóides. 

A secretária de Saúde, Dra.Elizabeth Cavalcante destacou que o “Novembro Azul” em Livramento foi absolutamente planejado e pensado em cada detalhe que consiste na prevenção e orientação sobre a importância de exames regulares e do diagnóstico precoce, adotando cuidados que previnam as doenças que mais afetam a população masculina. “Quanto mais pessoas se unirem em apoio à campanha, maior será o alcance. Precisamos incentivar os nossos esposos, pais e amigos a pensarem mais na própria saúde e se cuidarem mais”, finaliza a secretária.    

A prefeita Carmelita Ventura esteve acompanhando os trabalhos. Ela ressaltou a importância da campanha e falou da medida em trazer um profissional gabaritado a exemplo do Dr. Eliseu para realizar os procedimentos gratuitos e dentro do próprio município, evitando o deslocamento do paciente para outras cidades. “Como é prazeroso vermos que as coisas estão avançando e com muito trabalho, vamos superando os obstáculos e proporcionando melhorias na vida dos nossos cidadãos”, frisou a Chefe do Executivo Municipal. 

Compartilhe:

Vídeos

teste 2
Prefeitura Municipal de Livramento - PB

Prefeitura Municipal de Livramento - PB

Rua José Américo de Almeida, nº 386, Centro, Livramento / PB

CEP: 58690-000 - Telefone: (83) 3477-1042 / (83) 3477-1120