Livramento-PB, segunda-feira, 23 de outubro de 2017 . | | | | | Facebook twitter webmail instagran youtube

Fãs e Prefeitura elaboram projeto de construção do Memorial e Fundação Eliza Clívia

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Da infância simples para os grandes palcos do Brasil. A cantora Eliza Clívia nasceu na pequena cidade de Livramento, interior da Paraíba, e em pouco mais de uma década construiu uma carreira consolidada passando por grandes bandas de forró como a Cavaleiros do Forró. Para muitos, também era considerada uma das maiores cantoras de forró do Brasil.
Uma trajetória de sucesso foi, entretanto, interrompida por uma tragédia, em um grave acidente no dia 16 de junho deste ano. O carro em que estavam a cantora, seu esposo Sérgio Ramos e mais 3 ocupantes colidiu com um ônibus em um cruzamento na cidade de Aracaju, em Sergipe, e ela veio a óbito.

Agora, no entanto, a memória da cantora Eliza Clívia será eternizada através da construção do memorial e Fundação Eliza Clívia em Livramento, sua cidade natal. A iniciativa é de um grupo de fãs da cantora, que contou com total apoio da prefeita de Livramento, Carmelita Ventura, e a família de Eliza.

O projeto criado pelas fãs, as representantes Lígia, Mariana e Natanne do fã-clube “Eliza te amamos”, pretendem fazer um memorial pra a cantora. Elas estiveram na cidade de Livramento juntamente com o empresário Nestor Dantas, de Natal -RN, para ajudar nos primeiros passos da realização deste sonho que também é compartilhado pelos familiares da cantora.

Nestor Dantas será o responsável pela construção do espaço que homenageará a artista e conta que a “ideia inicial veio a partir das fãs que pretendiam criar um memorial com todos os seus pertences, a história, a escrita, e equipamentos utilizados pela cantora.”

Deste projeto surgiu uma outra ideia, a partir de um encontro entre o fã clube, o empresário, a prefeita Carmelita Ventura e a secretária de Saúde Elizabeth Cavalcante, decidiu-se criar a Fundação Eliza Clívia, um projeto social para o município de Livramento, Hoje a artista é um ícone para a cidade, por isso o empresário Nestor explica como será o projeto: “Precisávamos de algo maior, algo que trouxesse para a cidade um “a mais” , ela [Eliza] como referência da cidade, então precisava ser valorizada. Pensamos em ter algo maior como uma Fundação que pudesse trazer outros eventos culturais para a cidade, valorização do idoso, promover a cultura, a arte.”

A prefeita de Livramento, Carmelita Ventura, que também é prima e madrinha da cantora Eliza, irá ceder o local para a construção do memorial. Para ela além de homenagear a artista, o projeto também trará benefícios para os demais artistas bem como para a cidade de Livramento.

A secretária de Saúde, Elizabeth Cavalcante, também expressou os benefícios que o projeto trará para a cidade: “Ficamos muito felizes com esse projeto de fazer a Fundação Eliza Clívia aqui em Livramento e nós abraçamos esse projeto junto com a gestão municipal, fazendo com que a partir dessa Fundação a gente possa criar uma casa para idosos, onde possam  ter várias atrações culturais como dança, dando apoio e qualidade de vida aos idosos de Livramento”.

Lúcia de Fátima, mãe de Eliza, fala com carinho sobre a filha: “Ela era uma menina muito boa, meiga, me ajudou muito a viver e o que eu tenho que fazer por ela agora é isso aqui [preservar sua memória]”. Lúcia ainda fala que quer continuar mantendo contato com todos os fãs de sua filha.

Vários pertences e alguns objetos pessoais utilizados pela cantora em shows serão preservados no local. Cheias de inspirações, as fãs Lídia, Mariana e Natanne comemoram os primeiros resultados da elaboração do projeto: “Veio a ideia de fazer a Fundação Eliza Clívia para a partir daí surgir novos projetos que possam ajudar a população de Livramento e o crescimento da cidade, com a geração de emprego e renda, além de manter a memória viva da cantora Eliza Clívia”, enfatizam elas.

Outra novidade é que uma vez por ano acontecerá o Dia de Eliza Clívia em Livramento, um encontro para os fãs, amigos e familiares da cantora.