Atendendo a comerciantes e vereadores, prefeita Carmelita Ventura flexibiliza horário de funcionamento do comércio, mas

Do(a) Ascom Publicado em 20/05/2020 às 11:39

Atendendo a comerciantes e vereadores, prefeita Carmelita Ventura flexibiliza horário de funcionamento do comércio, mas

Livramento segue sem nenhum caso confirmado de Covid-19, fruto de medidas duras tomadas pela gestão desde o início da crise da pandemia. Vários decretos foram publicados, estratégias intersetoriais entre secretarias e órgãos do governo e medidas de assistência foram essenciais até aqui, mas a busca do governo municipal pelas melhores medidas não para e nesta quarta-feira (20) um novo decreto foi publicado.

Desta vez, a prefeita Carmelita Ventura ouviu os apelos e argumentos levantados por comerciantes locais e vereadores de sua base aliada no tocante aos horários de funcionamento das atividades comerciais. Até então, um decreto determinava que o comércio funcionasse em horários diferenciados para evitar aglomerações, mas na prática o que se viu foram mais pessoas aglomeradas dado o pouco tempo de funcionamento de alguns estabelecimentos.

No novo decreto, de 20 de maio de 2020, a prefeita Carmelita Ventura recomenda a ampliação do horário de funcionamento das atividades comerciais essenciais, a fim de que as pessoas não procurem as atividades num mesmo horário e os comerciantes possam organizar o fluxo de pessoas nos estabelecimentos. Pelo documento, os comércios podem funcionar das 07 às 12hrs e das 13 às 17hrs. Após esse horário, o atendimento deve ocorrer apenas no sistema de delivery, não devendo ultrapassar o horário de 22hrs para nenhum estabelecimento.

Ainda de acordo com o decreto, a permissão se dá mediante a observância, por parte dos comerciantes, do controle efetivo de no máximo três clientes simultaneamente dentro dos estabelecimentos, obrigatoriedade do uso de máscaras dentro dos comércios, disponibilização de álcool 70% e espaços para higienização das mãos e organização de filas respeitando o distanciamento entre as pessoas.

A prefeita Carmelita Ventura afirmou que é sensível a todo e qualquer apelo que venha melhorar e tornar mais eficaz o funcionamento dos serviços no município, mas destacou que o compromisso da gestão será sempre o de atenção à vida dos livramentenses.

A gestora conclamou por fim a corresponsabilidade dos empresários locais e dos vereadores na fiscalização das novas medidas, a fim de manter a situação epidemiológica do município sob o controle das autoridades de saúde. O apelo recebido pela gestora se deu após reunião com os vereadores da base aliada Adriana, Haley, Padim, Nildo e Naldo, que receberam dos próprios comerciantes esse pedido de alteração.

Tempo
Livramento - PB
Mín 20ºC
24º
Máx 29ºC
Pancada de chuva a tarde

Mais Lidas