Guarda Municipal atende a mais de 250 chamados no combate e fiscalização à Covid-19

Do(a) De Olho no Cariri Publicado em 27/06/2020 às 11:27

Guarda Municipal atende a mais de 250 chamados no combate e fiscalização à Covid-19

Desde o dia 21 de março de 2020, quando a prefeita Carmelita Ventura, baixou o primeiro decreto com restrições de circulação por causa da pandemia do coronavírus, a Guarda Municipal de Livramento realizou um trabalho extremamente importante e passou a atuar na linha de frente no combate a Covid-19, tornando-se autoridade fiscalizatória de saúde. De acordo com o comandante da guarda, João Paulo Tomé de Sousa, em três meses foram feitas 270 rondas preventivas e fiscalizatórias em média a 150 estabelecimentos comerciais, Correios e Casa Lotérica.

Os guardas municipais atuam num trabalho educativo e até mesmo fiscalizatório das medidas estipuladas pela Prefeitura de Livramento no combate a proliferação do novo vírus. Durante a atuação dos profissionais de segurança da Guarda Municipal, estabelecimentos não essenciais foram fechados, houve fiscalização de fluxo de pessoas dentro dos comércios, quantitativo de clientes, uso de EPI´s pelos funcionários, uso obrigatório de máscaras específicas para os clientes, disponibilização de álcool em gel, entre outras medidas de higienização e prevenção.

Trabalhos preventivos de orientação aos comerciantes e clientes, como panfletagem de normas de prevenção e higienização, patrulhamento nos mananciais com o objetivo de coibir banhos e aglomerações, averiguação a denúncias e combate a aglomeração nas praças, foram feitos diuturnamente através de rondas. A Guarda Municipal de Livramento ainda realizou um serviço de inteligência, no mapeamento e localização de livramentenses que vieram dos grandes centros, para que as equipes de saúde fizessem o acolhimento, testes rápidos e orientações de como se manter em quarentena.

As Guardas Municipais trazem na sua essência o policiamento de proximidade, não é diferente com a Guarda Municipal de Livramento, que desempenha um padrão de policiamento comunitário eficiente, pois até o presente momento, todas as denúncias atendidas e ocorrências geradas foram gerenciadas e resolvidas no local, sem ser necessário a condução para a Delegacia de Polícia, positivando a eficiência do policiamento e preventivo comunitário.

“Até o presente momento, venho agradecer em primeiro lugar a Deus, a confiança da prefeita Carmelita Ventura, e a todos os comerciantes e munícipes pela colaboração e comprometimento de cumprir aos decretos emitidos pela prefeita Carmelita e normas da secretaria de saúde Elizabeth, pois só com a colaboração de todos vamos sair dessa situação. Venho enaltecer a Guarda Municipal que está sempre à disposição da sociedade para servir e proteger sempre”, destacou o comandante da guarda, João Paulo Tomé de Sousa.

TABELA DE OCORRÊNCIAS FREQUENTES

ACOLHIMENTO AOS ÔNIBUS COM CIDADÃOS VINDOS DE OUTRAS REGIÕES 4

AGLOMERAÇÃO E BANHOS DE AÇUDE 4

APOIO A CÂMARA MUNICIPAL 1

APOIO AO SAMU 4

APOIO A SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL 3

APOIO A UNIDADE 24 HORAS 4

APOIO A VIGILÂNCIA SANITÁRIA 2

AVERIGUAÇÃO A ATITUDES/MOVIMENTO SUSPEITAS 8

CHASSI DE MOTO ROUBADA ABANDONADO 1

DANO AO PATRIMÔNIO 1

DENUNCIA E AVERIGUAÇÃO À AGLOMERAÇÃO 30

DESINTELIGÊNCIA 2

DESOBEDIÊNCIA AO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO COMERCIAL 13

INTERDITAÇÃO DE COMERCIO 1

OCORRÊNCIA INTEGRADA COM A PM 1

ORIENTAÇÕES 20

PERTUBAÇÃO DE SOSSEGO 16

PRIMEIROS SOCORROS 1

PRINCÍPIOS DE INCÊNDIO RESIDENCIAL 1

VANDALISMO 1

VEÍCULO ABANDONADO 1

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA 1 TOTAL 120

Tempo
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