Guarda Municipal de Livramento participa em João Pesoa de debate sobre papel das guardas municipais na segurança pública

Do(a) ALPB Publicado em 07/09/2019 às 10:56

Guarda Municipal de Livramento participa em João Pesoa de debate sobre papel das guardas municipais na segurança pública

As forças de segurança estaduais vão realizar um trabalho integrado com as guardas municipais, a fim de reduzir a violência no Estado. A proposta foi discutida por representantes da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social durante audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa da Paraíba, sobre o papel e o fortalecimento dos guardas municipais como agentes de segurança nos municípios da Paraíba.


A Guarda Municipal de Livramento representada pelo comandante João Paulo Tomé e outros membros da corporação esteve participando da audiência pública, que contou com as presenças do secretário executivo da Segurança e da Defesa Social, Lamark Donato, e do delegado geral de Polícia Civil, Isaías Gualberto, entre outras autoridades e guardas municipais das cidades de Alagoa Grande, Alhandra, Bananeiras, Bayeux, Cabedelo, Conde, Dona Inês, Fagundes, Itapororoca, Patos, Rio Tinto, Soledade e Taperoá. A propositura foi da deputada Estela Bezerra.


O secretário executivo da Segurança afirmou que a cooperação das guardas municipais é de extremo interesse do Estado. “Segurança Pública não se faz sozinha, somente com organismos policiais. Se faz com participação social de outros órgãos. As guardas municipais têm interesse e nós também de, juntos, construirmos uma cooperação técnica. Aqueles municípios que optarem por ter as suas guardas municipais poderão contar com o apoio da Secretaria da Segurança nessa estruturação e na preparação desses profissionais”, assegurou Lamark Donato.


O delegado geral de Polícia Civil, Isaías Gualberto, destacou a importância da integração das Guardas Municipais e das forças estaduais de segurança, assim como da organização dessas instituições no país. “Em várias cidades do Brasil, a Guarda Municipal ajuda e muito a Segurança Pública. Então é importante que se organizem e com isso contribuam com o trabalho das polícias e, consequentemente, a redução da criminalidade na Paraíba. Estamos aqui para ouvir e trabalhar de forma conjunta”, frisou.


Ao final da audiência, foi criado um Grupo de Trabalho, com representantes das Guardas Municipais, da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, da Polícia Civil, da Polícia Militar, Ministério Público e gestões municipais, a fim de integrar ações para redução da violência no Estado.


Ainda participaram das discussões o presidente da Associação Estadual dos Guardas Municipais da Paraíba (Assemup-PB), Sérgio Carneiro; o promotor de Justiça Rogério Oliveira; o presidente da Comissão de Execução Penal da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Washington Andrade; o prefeito de Soledade, Geraldo Moura; e a coordenadora geral das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher da Paraíba, delegada Maísa Félix.

Tempo
Livramento - PB
Mín 23ºC
29º
Máx 36ºC
Possib. de pancada de chuva a tarde

Mais Lidas