Prefeitura de Livramento em parceria com a FIP promove nesta sexta-feira (24) ação em prol da Luta Antimanicomial

por Ascom | Publicado em 23/05/2019 às 07:44

O dia 18 de maio é marcado em todo país por mobilizações em prol da Luta Antimanicomial. Fazendo menção à data a Prefeitura de Livramento, em parceria com a FIP (Faculdades Integradas de Patos), através dos estagiários do curso de Psicologia promoverá nesta sexta-feira, 24 de maio, um dia de cuidado especial à saúde mental, voltado aos profissionais da Educação livramentense.

A ação que acontece em alusão a “Semana da Luta Antimanicomial” terá início às 9hs da manhã na sede da Secretaria de Educação.

Os profissionais serão atendidos no turno oposto ao de trabalho.

LUTA ANTIMANICOMIAL

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru/SP, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.

Nublado e pancadas de chuva