Secretaria de Saúde entrega Caderneta da Pessoa Idosa

Publicado em 06/06/2019 às 11:31

Secretaria de Saúde entrega Caderneta da Pessoa Idosa

Na manhã dessa quarta-feira ontem (05), a Prefeitura de Livramento, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nas instalações do Salão Paroquial um encontro com um grupo de idosos para divulgação e entrega da Caderneta da Pessoa Idosa.

O momento contou palestras ligadas ao tema, além das presenças dos profissionais do NASF e da equipe da ESF que realizaram uma série de atendimentos no local.

A caderneta destaca a importância da saúde do idoso, como também integra um conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde que tem por objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde. É um instrumento estratégico proposto para auxiliar no bom manejo da saúde dessa população, sendo usada tanto pelas equipes de saúde quanto pelos idosos, por seus familiares e cuidadores.

A Caderneta permite o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida. Contribui também para a organização do processo de trabalho das equipes de saúde e para a otimização de ações que possibilitem uma avaliação integral da saúde da pessoa idosa, identificando suas principais vulnerabilidades e oferecendo orientações de auto-cuidado.

Nublado e pancadas de chuva